Audiometria
A audiometria é um exame que tem como objetivo avaliar a capacidade do paciente para ouvir e interpretar sons. Através do exame detectam-se possíveis alterações auditivas e permite orientar o paciente sobre as medidas preventivas ou tratamentos mais adequados para cada caso.
Bera
Avalia a integridade funcional das vias auditivas nervosas (nervo auditivo) desde a orelha interna até o córtex cerebral. O exame é indolor e não invasivo.
Bioimpedanciometria
O Teste de Bioimpedância (ou Análise da Composição Corporal) tem por princípio a passagem de uma corrente elétrica de baixa intensidade pelo corpo do indivíduo. Calcula-se, de acordo com idade, sexo, altura e peso, a massa magra (ossos, músculos e órgãos vitais), massa de gordura, água corporal total e gasto energético diário em repouso.
Biópsia de Próstata guiada por ultrassonografia
É um exame realizado por meio de ultrassom onde são retirados “pedaços” da próstata que são mandados para exame no microscópio.
Este procedimento é realizado com o apoio do ultrassom transretal, sob anestesia local ou leve sedação.
Colposcopia
É um exame que permite visualizar a vagina e o colo do útero através de um aparelho chamado COLPOSCÓPIO.
Colonoscopia
É um exame que permite a visualização direta do interior do reto , cólon e parte do íleo terminal através de um tubo flexível introduzido pelo ânus , contendo em sua extremidade uma minicâmera de TV que transmite imagens coloridas, podendo ser fotografadas ou gravadas em vídeo.
Densitometria Corporal
O exame de corpo total para avaliação da composição corporal por densitometria óssea permite analisar com precisão o percentual de massa de gordura e de massa magra (músculos, vísceras e água corporal) do organismo, além de obter a densidade mineral óssea (bone mineral density, BMD) total do esqueleto.

A análise da composição corporal é útil na avaliação nutricional do indivíduo, na fase de crescimento e ganho de massa óssea, no rastreamento de deficiência estrogênica, em programas de condicionamento físico e na evolução e no tratamento da várias doenças que afetam a massa óssea.

Este exame é rápido, preciso, não invasivo e com baixa emissão de raios-X, tanto para o paciente quanto para o técnico. Durante a realização do exame, o paciente permanece deitado em uma mesa acolchoada, enquanto o "braço" do aparelho, que contém o gerador de raios-X de um lado e o receptor de outro, percorre a área examinada, gerando as imagens em um monitor de computador.

Obs: A densidade mineral óssea total, avaliada nesse exame, não é usada para o diagnóstico de osteoporose por sua baixa sensibilidade.
Densitometria Óssea
A Densitometria Óssea é uma das mais avançadas tecnologias para avaliação e monitoramento de alterações na densidade mineral óssea (massa óssea).

Preparo do exame:
- Somente realizamos este exame na coluna lombar e fêmur;
- Peso até 100 kg;
Dermatoscopia
Uma importante arma para o diagnóstico do melanoma. O melanoma é um tipo de câncer que tem origem nas células chamadas melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele). Se diagnosticado em fase inicial, sua excisão promove a cura da doença. Porém, se diagnosticado em fase avançada, pode levar à morte por disseminação da doença.
Ecocardiografia
A ecocardiografia dá ao médico inúmeras informações de como se encontra o coração, analisando o seu tamanho, força de contração, análise da contratilidade regional do músculo, análise de áreas de infarto do miocárdio, análise das valvas cardíacas, estudo do pericárdio (membrana que envolve o coração), avaliação da artéria aorta (porção torácica). No ecocardiograma sob estresse, o coração é submetido a um estresse (medicamentoso ou físico), a fim de avaliar a distribuição do fluxo sanguíneos através das coronárias, facilitando a suspeita diagnóstica da doença isquêmica do coração.
Ecodoppler de Membros

É um exame não invasivo que utiliza os ultrassons de modo a adquirir informações sobre a anatomia, fisiologia e a patologia do sistema venoso superficial e profundo.


Eletrocardiograma
O eletrocardiograma, conhecido como ECG, é um recurso diagnóstico extremamente útil na prática cardiológica clínica. É um exame não invasivo, de baixo custo que não ocasiona qualquer risco ao paciente.

O ECG realiza o registro da atividade elétrica do coração. Permite identificarmos alterações metabólicas de nosso organismo, alterações anatômicas do coração e diferentes doenças cardíacas. Mesmo com a evolução de outros métodos diagnósticos, o ECG permanece como o principal recurso para o diagnóstico de anormalidades do ritmo cardíaco, conhecidas clinicamente como arritmias cardíacas. É também um método fundamental na avaliação de pacientes com dor no peito. Possibilita a rápida confirmação do diagnóstico de infarto agudo do miocárdio em muitos pacientes com suspeita clínica da doença, auxiliando na escolha do melhor tratamento para o paciente.
Eletroencefalografia

A Eletroencefalografia (EEG) é o estudo do registro gráfico das correntes elétricas desenvolvidas no encéfalo, realizado através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica, ou até mesmo dentro da substância encefálica.


Eletroneuromiografia

A Eletroneuromiografia é um método de diagnóstico neurofisiológico usado na avaliação diagnóstica e prognostica das doenças dos nervos periféricos, plexos, raízes, neurônios motores espinhais, além dos músculos e junções neuromuscular.
O Exame consta dos testes de neurocondução (condução nervosa sensitiva e motora, ondas F e reflexos Hde raízes cervicais ou lombares) e do exame eletromiográfico com agulha


Endoscopia Digestiva

A esofagogastroduodenoscopia ou endoscopia digestiva alta é um tipo de exame médico (endoscopia) que se utiliza de um endoscópio para obter imagens do trato digestivo objetivando o diagnóstico e eventualmente o tratamento de patologias que porventura o acometa.


É realizada basicamente com anestesia tópica a base de spray de anestésico local, em geral lidocaína, na base da língua e orofaringe visando minimizar o incômodo da passagem do endoscópio, bem como a ocorrência de reflexos autonômicos.


Endoscopia Nasal

É um tipo de exame médico (endoscopia) que se utiliza de um endoscópio para obter imagens, é inserido nas narinas até a região dos seios da face, para saber como está por dentro a parte respiratória da pessoa, se há algum tipo de infecção.


Exames Oftalmológicos

- Biometria
- Biomicroscopia
- Campimetria
- Ceratoscopia (Topografia)
- Mapeamento de Retina
- Paquimetria
- Tonometria


Eletroneuromiografia

É um procedimento que avalia a função do sistema nervoso periférico e muscular através do registro das respostas elétricas geradas por estes sistemas, às quais são detectadas graficamente por um equipamento denominado eletroneuromiografo.


Histeroscopia

É uma técnica da área da Ginecologia que efetua a inspeção médica da cavidade uterina através de endoscopia. Permite o diagnóstico de patologias intrauterinas e serve como método para intervenção cirúrgica.


Preparo do exame:


• HISTEROSCOPIA


- Paciente não pode realizar o exame menstruada;
- Será necessário assinar uma declaração de consentimento no dia da realização do exame;
- Trazer uma ultrassonografia transvaginal de até 6 meses;
- Preferencialmente vir acompanhada;
- Solicitações externas precisam trazer o pedido médico do exame;
- Suspender o uso de anticoagulantes (AS, ASPIRINA, MAREVAN, ETC) no dia do exame;
- Trazer um BUSCOPAN (para cólica) e absorvente;
- Trazer guia do convênio para autorização prévia;


Obs: Este exame deve ser marcado com 2 semanas de antecedência.


Holter

Monitor Holter é um dispositivo portátil que monitora continuamente a atividade elétrica cardíaca de pacientes por 24 horas ou mais.


Preparo do exame:
- O paciente deverá tomar banho antes de vir realizar o exame;
- Não usar nenhum tipo de creme, perfume, pomada ou talco;
- Evitar o uso de celular e detectores e metal;
- Em caso de paciente do sexo masculino, será necessário trazer barbeador ou vir com tórax


Laboratório de Analises Clínicas

Exame laboratorial é o conjunto de exames e testes realizados a pedido do médico, em laboratórios de análises clínicas, visando um diagnóstico ou confirmação de uma patologia ou para um check-up (exame de rotina).


M.A.P.A.
É Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.). A MAPA permite que seja realizado um grande número de medidas, usualmente em 24 horas, possibilitando o conhecimento do perfil de variações da pressão arterial na vigília e no sono. A MAPA é útil na avaliação de algumas situações clínicas, como hipertensão do avental branco, hipertensão resistente ao tratamento, apesar do uso de 3 ou mais medicações, Hipertensão arterial episódica, suspeita de episódios de hipotensão e avaliação da eficácia da terapia anti-hipertensiva.

Preparo do exame:
- O paciente deverá tomar banho antes de se instalar o sistema M.A.P.A, pois ficará 24 horas sem poder molhar o tórax;
- Procurar usar uma camisa mais larga, de manda curta e abotoada na parte da frente para melhor conforto;
- Paciente deverá trazer no dia do exame 04 pilhas alcalinas lacradas (DURACEL);
Mamografia Digital
A mamografia digital é um exame de raios X da mesma forma que a mamografia convencional, permitindo uma visualização mais detalhada da mama em menos tempo de exposição à radiação. O aparelho que realiza a mamografia digital está ligado a um computador, o qual permite aumentar, diminuir, clarear ou escurecer a imagem da mama, tornando a imagem mais clara para o radiologista interpretar. A mamografia digital dura poucos minutos e permite uma visualização melhor de toda a mama, sendo mais confortável que a mamografia convencional.

Preparo do Exame:
- Somente realizamos o exame de mamografia até o manequim 46 de sutiã.
- No dia não é permitido o uso de desodorante, creme ou perfume nas axilas.
Mapeamento Cerebral
O Mapeamento Cerebral avalia a quantidade de atividade elétrica de uma determinada região do cérebro. Também chamado de EEG Quantitativo, proporciona uma avaliação mais precisa de atividade cerebral, dando uma visão gráfica mais apurada da localização de alterações elétricas através de demonstração e exposição de histograma e mapa de valores. O equipamento que realiza o exame também proporciona animações dinâmicas das imagens cerebrais, facilitando o estudo da função cerebral e do cérebro em ação. Atualmente as principais indicações do MC é determinar localização precisa de tumores cerebrais, bem como a localização precisa de doenças focais do cérebro, incluindo entre elas a epilepsia, as alterações vasculares e derrames.
Prova de função pulmonar (Espirometria)
O exame é pedido para avaliar o funcionamento dos pulmões de um paciente e identificar possíveis doenças, como asma, DPOC e alergias respiratórias.
Raios-X Digital
Dosagem de radiação ionizante.

Diferentemente do aparelho convencional ou analógico de Raio-X, no Digital Radiography (Radiografia Digital), o paciente é posicionado na frente do tubo do equipamento, para que o mesmo vá adquirindo as imagens para serem armazenadas e posteriormente examinadas pelo médico, não necessitando revelar o filme ou até mesmo digitalizar a imagem uma vez que este equipamento já adquire a imagem digitalizada, podendo ser armazenada, pós-processada, distribuída e impressa.

Com isso, não há a necessidade de repetir o exame por problemas técnicos (gerando menor radiação no paciente) e ainda ajuda a preservar o meio ambiente, por não utilizar produtos químicos para sua revelação e ainda diminui a devastação de árvores, pois muitas vezes não é impresso em filmes (a celulose é a base do filme de raios-x).

Obs:
- Não realizamos raio-x com: preparo, contraste e panorâmico.
Teste Alérgico
Há vários tipos de testes de alergia, os mais comuns são os cutâneos e de sangue. Esses testes cutâneos envolvem aplicar na pele pequenas gotas diluídas do alérgeno suspeito e então esfregar ou beliscar a pele para que o alérgeno seja absorvido. São testados vários alérgenos de cada vez e a maioria dos alergistas usa combinações baseadas nos alérgenos encontrados na sua convivência. O braço é usado para um número menor de testes; as costas são usadas para testes mais extensos. Se você é alérgico a um alérgeno em particular, terá uma reação a ele na forma de vermelhidão e/ou bolha em menos de 20 minutos. O médico ou um assistente inspecionará as áreas onde foi feita a aplicação e escreverá um número correspondente ao tamanho e extensão da reação. Os testes cutâneos não são dolorosos, mas podem coçar. Ocasionalmente, o braço fica inchado.
Teste Ergométrico
O teste de esforço (TE) ou teste ergométrico é o registro da atividade elétrica do coração durante o esforço físico. Além dos achados do eletrocardiograma durante o esforço, este teste permite avaliar também o comportamento da pressão arterial, os sintomas referidos pelo paciente e a sua aptidão física.

Em relação às doenças cardiovasculares, o TE é utilizado para o diagnóstico, avaliação do tratamento ou estimativa de complicações futuras (valor prognóstico).Na grande maioria dos casos, o TE é realizado com esteira rolante, no entanto, a bicicleta ergométrica também poderá ser utilizada. O TE pode ser parte integrante de outros exames, como a cintilografia de perfusão miocárdica, o ecocardiograma de estresse e a ergoespirometria (teste cardiopulmonar).

Preparo do Exame:
- Suspender por 12 horas o consumo de alimentos ricos em cafeína: café, chocolate, cigarro ou qualquer outro alimento que contenha cafeína.
- Evitar atividades físicas intensas (esforço somente moderado);
- Vir com roupas leves e confortáveis como: tênis, bermuda ou moletom e camiseta. Para mulheres é necessário o uso de um top (na ausência deste usar sutiã);
-Alimentar-se até duas horas antes do exame e seguir as orientações médicas referentes ao uso de medicações.

Obs: Não agendar M.A.PA./HOLTER/ECOCARDIOGRAMA no mesmo dia.
Ultrassonografia
A ultrassonografia é uma técnica médica, não invasiva, utilizada para reproduzir imagens dinâmicas – observadas em tempo real - dos órgãos internos, tecidos, rede vascular e fluxo sanguíneo, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas. É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.


A ultrassonografia tridimensional (3D) adiciona vantagens ao método tradicional (2D) porque permite uma reconstituição mais fiel e mais nítida da imagem, complementando as informações.

Essa maior precisão é importante para que o médico avalie com maior segurança a área examinada, auxiliando na detecção de possíveis alterações e anormalidades.

Este recurso, muito utilizado nos exames de ultrassonografia obstétrica, permite ainda que se vejam as imagens tridimensionais em movimento (4D), contribuindo para que a visualização e o acompanhamento da movimentação fetal sejam feitos de forma mais precisa.

Aliada ao Doppler Colorido, a ultrassonografia propicia a obtenção de informações sobre os órgãos e seu respectivo fluxo sanguíneo, permitindo a investigação detalhada e não invasiva da hemodinâmica corporal, que pode ser avaliada quantitativa e qualitativamente, não só do ponto de vista morfológico, mas também funcional.

Para a realização do exame ultrassonográfico é necessário que se aplique uma pequena quantidade de gel sobre a superfície da pele para remover o ar e permitir, por meio de um transdutor, a transmissão de ondas sonoras até a área a ser examinada.

Essas ondas sonoras são convertidas pelo sistema de ultrassom em imagens seccionais ou tridimensionais, que podem ser adquiridas em qualquer orientação espacial.

Este método é utilizado ainda para a localização de lesões, dando subsídios para o especialista sobre a necessidade ou não de uma biópsia, e para guiar a agulha no procedimento de uma punção.

Na técnica ultrassonográfica convencional (2D) a visualização é feita ao mesmo tempo em que o exame é realizado, não havendo necessidade de processamento posterior.

Preparo do exame:

• ABDOMEN TOTAL (ADULTO):


- Dieta líquida e pastosa.
- 1 comprimido de Luftal de 6/6h.
- Jejum de 12h até o momento do exame.

• ABDOMEN TOTAL (PEDIÁTRICO):

Indicação: avaliação de fígado, vesícula biliar, vias biliares, baço, rins e bexiga.

- Crianças menores de 1 (um) ano = jejum de 3 horas;
- Crianças de 1 (um) a 4 (quatro) anos = jejum de 4 horas;
- Crianças maiores de 5 (cinco) anos = jejum de 8 horas;

Obs: Levar mamadeira ou lanche para o pós-exame.
Urodinâmica
É o estudo do armazenamento, transporte e esvaziamento de urina da bexiga. A urodinâmica é o “eletrocardiograma da bexiga”.

Preparo do exame:

• URODINÂMICA (Dra. Maria Cristina)


- Orientar os pacientes que irão realizar o exame trazerem o exame de URINOCULTURA e raspar os pelos pubianos;

• URODINÂMICA (Dr. Cássio e Dr. Felipe Teodoro)

- O paciente deverá começar a tomar antibiótico (TAMIRAN ou PIRIDIUM) um dia antes da realização do exame e terminará no dia seguinte a realização do mesmo;
- Trazer um exame de URINOCULTURA recente com resultado negativo (o paciente não pode estar com infecção urinária para realizar o exame);
- Chegar 30 min antes e beber água;
- Necessariamente o paciente deverá vir acompanhado;
Urofluxometria
É um exame que mede a força do jato urinário.
Vectoeletronistagmografia
Registro gráfico do movimento oscilatório do globo ocular relacionado com os órgãos de equilíbrio.

Preparo do exame:

- Suspender medicação para tontura 48h antes do exame;
- Caso tenha problemas de hipertensão, hipotensão ou cardíaco manter os medicamentos;
- Realizar refeição leve 2h antes do exame;
- Trazer audiometria caso tenha realizado;
- Vir acompanhado (a);
Vídeofaringolaringoscopia

É um exame de imagem que objetiva avaliar a faringe e a laringe, em especial as cordas vocais. É realizado com um laringoscópio acoplado a uma câmera de vídeo. O paciente fica sentado, aplica-se pequena quantidade de anestésico em spray na garganta em alguns casos, e é solicitado para o paciente emitir algumas vogais. Esta indicado principalmente para avaliar problemas de voz (disfônica, rouquidão), sinais indiretos de doenças do esôfago, bem como outras doenças que afetam essa região como inflamações e eventualmente tumores.


Dicas


Os exames devem ser precedido de um jejum mínimo de 12 horas, além de dietas que devem ser feitas para a realização desses:

Responda com comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *